Olá, turma!
Encerra-se o nosso primeiro período em ensino remoto emergencial. Dificultador, precário, angustiante, distanciador. Sofremos com isso. Abstraiamos, contudo, por um momento, ainda que não descuidadamente.
Vivenciamos oportunidades de ressignificar conceitos sobre relações, empatia e apoio.
Repensamos como lidar com o conhecimento, em mão dupla. Vocês, aprendendo a ter maior autonomia para aprender. Eu, aprendendo a construir “aulinhas inenarráveis” virtuais.
Reflitam sobre o que aprenderam, mais do que o quanto aprenderam. Reflitam como foram aprimoradas as suas habilidades de colaboração, de construção coletiva e desenvolvimento de argumentações para um discurso mais denso.
Eu, reflito sobre o que aprendi, mais do que o quanto eu ensinei. Reflito como melhor articular conhecimento e comunicação, como motiva-los para reflexões mais aprofundadas, como tornar o conhecimento inclusivo e transformador.
Se reposiciono-me como Professor, tenho em vocês cocriadores do conhecimento compartilhado, que nos resgata da vida fulgaz e nos leva a um espaço de crescimento e restauração.
A nós, peregrinos no território digital, o “caminho continuará a ser feito ao caminhar”, com carinho, cuidado e reciprocidade.
A mim, seguirei perseguindo o intento de colocar-me como um curador e não um expositor do conhecimento. Oferecer-me como facilitador. Incentiva-los, encoraja-los à busca do conhecimento.
A vocês, agradeço, tão somente.
Abraços!
Prof. Paulo Henrique Fonseca da Silva
Comments